12 de julho de 2023

ANJD repudia Projeto de Lei de Wilker Barreto por ser inconstitucional

ANJD acrescenta que gostaria de participar da elaboração de um novo projeto que contemple todos os meios de comunicação

A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) repudia e é totalmente contra o Projeto de Lei (PL) nº 630/2023, de autoria do deputado Wilker Barreto e aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na terça-feira (11), que proíbe a vinculação do Poder Público Estadual, em todas as suas esferas, de forma direta ou indireta, com portais, blogs, provedores de conteúdo e serviços de informação na internet ou com pessoa física com condenação transitada em julgado (decisão que não cabe mais recurso) por crimes cibernéticos e contra a honra em decorrência de propagação de matérias comprovadamente falsas.

A ANJD, por meio do seu presidente, Marcelo Generoso, esclarece que não é contra o projeto em si, mas a forma como ele está sendo imposto. A associação é totalmente contra qualquer tipo de fake news. Entretanto, é inaceitável que uma briga pessoal entre um deputado e um portal de notícias seja motivo para uso do aparelhamento de uma instituição que cuida dos interesses dos cidadãos amazonenses.

Por conta disso, o presidente da associação protocolou, nesta quarta-feira (12), na Aleam uma Reclamação Administrativa por Violação, com o objetivo de assegurar os direitos de seus associados. A ANJD também enviou uma solicitação ao governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando que vete o projeto.

No documento, a ANJD frisa que já existe uma CPMI – Fake News – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no Senado Federal, que visa tratar sobre as chamadas Fake News, e que vem tratando o tema de maneira cuidadosa e analisando todos os pontos, agindo em sua competência constitucional.

No projeto do deputado, é identificada uma clara violação dos direitos constitucionais dos profissionais representados pela associação, uma vez que a Lei 630/2023, inova criando um “jus puniendi” do Estado do Amazonas, o qual não tem competência Legislativa para modificar uma Lei Federal que trata dos direitos de contratar e prestar serviços a administração pública, violando assim a Leis Federais as quais trazem texto expresso dos casos em que se é proibido de se contratar com a administração pública.

A associação também acrescenta que gostaria de participar da elaboração de um novo projeto que contemple todos os meios de comunicação e que esse projeto não prejudique nenhum profissional.

Confira dos documentos protocolados!

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.