11 de setembro de 2024

ANJD repudia agressões contra equipe de jornalismo da TV Norte Amazonas

Nas imagens, o repórter Gabriel Abreu inicia uma pergunta à candidata, que se recusa a responder.

A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) repudia veementemente as agressões sofridas pela equipe de reportagem da TV Norte Amazonas, afiliada do SBT, durante o exercício legítimo de sua profissão. O episódio ocorreu enquanto os profissionais tentavam entrevistar a candidata à reeleição para a Prefeitura de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (União Brasil), e foram agredidos por seguranças da prefeita, como mostrado em um vídeo divulgado pela emissora.

Nas imagens, o repórter Gabriel Abreu inicia uma pergunta à candidata, que se recusa a responder. Dois homens, aparentemente seguranças de Patrícia Lopes, empurram o repórter e bloqueiam sua aproximação, numa clara tentativa de impedir o trabalho jornalístico.

A ANJD enfatiza que a liberdade de imprensa é um direito constitucional, essencial para a manutenção da democracia. Qualquer ato de intimidação ou violência contra jornalistas é uma violação grave desse direito e representa uma ameaça à transparência e ao direito da população de ser informada.

A associação expressa solidariedade à equipe agredida e exige que as autoridades tomem as medidas cabíveis para que os responsáveis sejam investigados e punidos, assegurando o livre exercício do jornalismo no país.

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.