10 de julho de 2024

ANJD repudia ameaças feitas por Durango Duarte ao presidente do TRE-AM, desembargador João Simões

A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD), em nome do seu presidente, Marcelo Generoso, repudia às ameaças feitas pelo empresário Durango Duarte ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, e ao Poder Judiciário estadual.

Em áudios, divulgados na internet, Durango Duarte ameaça o presidente do TRE-AM por conta de uma reunião convocada pelo desembargador João Simões com institutos de pesquisa.

A reunião tem como objetivo discutir a integridade do processo e das pesquisas eleitorais no Amazonas. Em suas ameaças explícitas, Durango declarou: “Eu vou destruir essa reunião. Eu vou denunciar o desembargador João Simões por abuso de autoridade e conluio com institutos fraudulentos.”

A ANJD considera inaceitável qualquer forma de intimidação ou tentativa de coação contra o Poder Judiciário e seus representantes. A liberdade de imprensa e a independência do Judiciário são pilares fundamentais de uma sociedade democrática, e ataques como o proferido por Durango Duarte representam uma ameaça direta a esses valores.

É importante destacar que a reunião, marcada para a próxima quarta-feira (17), no plenário do tribunal, visa promover um diálogo aberto e transparente sobre as pesquisas eleitorais, com a participação de juízes eleitorais, partidos políticos e a imprensa. Tentativas de criminalização dos institutos de pesquisa participantes, supostamente influenciadas por Durango, são igualmente preocupantes e merecem ser investigadas com rigor.

Apesar da nota de desagravo emitida por Durango Duarte, na qual ele pede desculpas ao desembargador João Simões pelas palavras ditas em um momento de indignação, a ANJD reforça que atitudes como essa não podem ser toleradas e que é necessário um comprometimento firme com o respeito às instituições democráticas e ao devido processo legal.

A ANJD se solidariza com o desembargador João Simões e todos os profissionais que atuam em prol da integridade e transparência do processo eleitoral no Amazonas. Continuaremos vigilantes na defesa dos princípios democráticos e na proteção do exercício livre e responsável do jornalismo digital no Brasil.

Marcelo Generoso, presidente da ANJD

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.