7 de agosto de 2023

ANJD se manifesta favorável a lei que combate fake news

Após um amplo debate entre os membros diretores da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) e seus associados, chegamos a conclusão de que a Lei de número 6.386, de 02 de agosto de 2023, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e sancionada nesta segunda-feira, 07 de agosto de 2023, pelo atual governador Wilson de Miranda Lima, vai de encontro com aquilo que defendemos.

 Nossa associação busca há muito tempo mecanismos que ajudem nossos associados a levarem notícias com credibilidade.

No princípio acreditávamos que a lei tinha por objetivo silenciar a imprensa amazonense, porém, depois que nos debruçarmos sobre todo o projeto, decidimos não apenas apoiá-lo, mas propagá-lo no sentido de que outras assembleias também tomem como modelo essa ação. Aproveitamos e parabenizamos o autor do projeto bem como o governador do estado que valendo-se de sua coragem e discernimento sancionou a lei de combate a fake News.

Queremos informar por meio desta nota que, em breve, organizaremos uma grande audiência pública sobre a disseminação de notícias falsas ou fabricadas. Não podemos mais aceitar que meios de comunicação clandestinos sejam usados para extorquir, ameaçar e coagir empresários, políticos e cidadãos de bem. Nessa audiência pública iremos trazer jornalistas de renome nacional e internacional a fim de que promovamos um amplo debate.

Por fim, queremos sugerir que a nossa ALEAM promova uma CPI e investigue a fundo casos de extorsão que existem sim e que não podem mais ficar no oculto. Se preciso for, nosso presidente Marcelo Generoso se coloca à disposição para ajudar no que for preciso. A democracia só vale a pena quando há liberdade de expressão, mas liberdade de expressão não pode ser comparada com inverdades e notícias mentirosas disfarçadas de justiça.

Marcelo Generoso- Presidente da ANJD ( Associação Nacional de Jornalismo Digital)

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.