13 de outubro de 2023

Comandado por Marcelo Generoso e Luciano Maquiné, projeto ‘Heróis nos Hospitais’ leva alegria para crianças em Manaus

Além de entregar brinquedos, o objetivo da ação é levar alegria e esperança às crianças que estão internadas nos hospital da cidade

Mais um ano o projeto ‘Heróis nos Hospitais’ levou alegria para crianças que estão internadas em unidades infantis da capital amazonense. A ação foi realizada nesta quinta-feira (12), feriado do Dia das Crianças.

O projeto é comandado pelos empresários Marcelo Generoso e Regina Loiola, com a ajuda dos colaboradores do Portal do Generoso e do Grupo Voluntários da Alegria, liberado por Luciano Maquiné. Além de entregar brinquedos, o objetivo da ação é levar alegria e esperança às crianças que estão internadas no Hospital e Pronto Socorro da Criança (Joãozinho), Hospital da Criança – Zona Sul, Instituto da Criança do Amazonas (ICAM) e Hospital da Criança – Zona Oeste.

As atividades serão encerradas na segunda-feira (16) no Hospital Infantil – Dr. Fajardo e na Instituição “Raio de Sol”, que faz parte do Hospital do Sangue (HEMOAM).

“É emocionante, é gratificante. Meu filho começou a me acompanhar quando criança e agora, praticamente adulto, toma a iniciativa de participar. No futuro espero que ele dê continuidade a esse projeto. A sensação de toda a equipe é de gratidão. É sempre uma emoção diferente, poder levar alegria para essas crianças é algo inexplicável. O mais emocionante é que neste ano encontramos algumas enfermarias vazias e isso nos deixou com o coração alegre”, diz emocionado.

Durante as ações, Marcelo Generoso conta que percebeu que esse tipo de ação muda a vida das pessoas. “Temos relatos de crianças que estavam internadas com previsão para sair com 15 a 20 dias, e acabaram saindo no dia seguinte ou dois, três dias depois da ação, pois a criança se sente feliz e amada. E não é somente o brinquedo, mas o momento de oração conta muito. E o projeto é tão bacana pois todos são importantes, todos têm uma participação especial. Esse ano novas pessoas abraçaram a causa”.

O empresário, que é presidente da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD), agradece aos diretores dos hospitais Alessandra dos Santos, Joãozinho, Rose Lobo, Hospital da Criança – Zona Sul, Vanessa Souto, do ICAM, Liege Menezes, Hospital da Criança – Zona Oeste, Aly Nasser Abrahim, Dr Fajardo E ao secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, que abriram as portas das unidades para a realização da ação.

Onde tudo começou

Marcelo Generoso conta que segue um legado de família com o projeto. Tudo começou há muitos anos no São Francisco, na Zona Sul de Manaus, com o pai do empresário, Nelson Generoso e os amigos Alfredo Vidal, Delton, conhecido como “Moleza, a família Alencar e a família Pantoja. O grupo se reunia para fazer o Dia das Crianças do bairro.

“O Alfredo comprava os brinquedos, colocava pau de sebo, meu pai comprava os refrigerantes e gelo. Enfim, cada um dava uma parte, a gente fazia uma festa para algumas crianças do bairro de São Francisco. E eu cresci nesse ambiente. Quando eu atingi a maioridade, aos 21 anos, eu dei sequência. A partir daí, eu e o filho do Alfredo Vidal, que é o Alfredo Alfredo Vidal Junior, meu irmão querido, demos continuidade. De lá, a gente chegou a fazer no Viver Melhor e em outras comunidades”, relembra Generoso.

A ideia de levar o projeto para os hospitais surgiu após perceber que os nos bairros a criançada já era bem assistida pelo poder público, por vereadores, deputados, empresários e comerciantes locais. O desejo ganhou mais força após assistir a um vídeo do ator de Hollywood Johnny Depp visitando o Hospital do Câncer dos Estados Unidos.

“Ele leva outros heróis, Capitão América, os atores que interpretam o Homem de Ferro, o Batman, enfim, atores de Hollywood e era uma felicidade imensa. No vídeo, as endocrinologistas falam que isso auxilia tanto no tratamento das crianças e foi aí que veio a ideia de levar para os hospitais. Na verdade, outras pessoas já vêm fazendo ao longo dos anos. Mas assim, algumas deixam brinquedo, outras deixam livro, levam uma palavra, uma oração, uma música, um hino. Cada um tem a sua participação. Nós começamos no Natal, há oito anos atrás, fizemos o Hospital da Criança da Zona Sul e aí eu denominei o projeto de ‘Heróis nos Hospitais’”, explica.

No segundo ano, o projeto ganhou mais proporção, pois outros empresários abraçaram a causa e com a união ao Grupo “Voluntários da Alegria”, liderado por Luciano Maquiné, que já realizava um trabalho no Joãozinho, a ação foi levada para outras unidades.

Generoso conta ainda como começou a usar as fantasias, uma das grandes marcas dele, pois as crianças se identificam com os personagens.

“Começou no Natal, acho que três anos depois a gente mudou para o Dia das Crianças porque é o dia que a criança está hospitalizada, não sai pra brincar no seu bairro, não sai pra brincar em lugar nenhum. Foi quando eu me vesti de Batman pela primeira vez. Depois de Homem de Ferro, Buzz Lightyear e neste ano de Mário Bross”, diz.

Ao longo dos anos, ao perceberam a importância e a seriedade do projeto, Generoso conta que nem precisa mais pedir ajuda. Alguns empresários já entraram em contato com ele por conta própria.

“Tenho um amigo empresário que entrou em contato comigo e perguntou se eu iria realizar a ação e mandou a contribuição, além de outros também. Compramos vários brinquedos e, além dos hospitais, conseguimos atingir a comunidade e outros bairros. Tudo isso é muito gratificante”, pontua.

O projeto conta com apoio da ANJD, em parceria com o Portal do Generoso, Voluntários da Alegria e vários empresários do Amazonas.

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM