18 de março de 2024

Delegada Joyce Coelho recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu na sexta-feira (15), a Medalha Ruy Araújo à delegada da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (Depca), por meio da Resolução Legislativa nº 1.013/2023, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Poder Legislativo.

“A atuação da delegada Joyce ultrapassa o território do Amazonas, onde é reconhecida em nível nacional, por outras entidades e instituições. Ela é uma mulher atuante, competente, que tem paixão pela proteção das crianças e adolescentes, e por isso, o nosso parlamento aprovou a concessão da Medalha Ruy Araújo, a maior honraria da Assembleia Legislativa”, disse o deputado João Luiz.

A delegada Joyce Coelho agradeceu ao deputado João Luiz e aos outros parlamentares pela honraria concedida na Casa Legislativa. “Esse reconhecimento, em especial, é estendido a todos integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para que a gente torne mais visível essa bandeira e também que faça a sociedade enxergar parceiros na proteção de crianças e adolescentes”, afirmou a homenageada.

O delegado adjunto da PCAM, Guilherme Torres, que representou o governador Wilson Lima, enfatizou que o deputado João Luiz tem sido um parceiro da polícia no Estado do Amazonas, principalmente, por valorizar a classe policial.

“É uma honra participar desse momento da homenagem à delegada Joyce, pelo trabalho desenvolvido na instituição Polícia Civil do Amazonas. É muito bom receber este tipo de homenagem pelo nosso trabalho, mas a honra maior está sendo vista pelo Pai”, frisou o delegado Guilherme Torres.

A juíza Dinah Câmara Fernandes, titular da 1ª Vara Especializada em crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, destacou que essa é a maior comenda que a Assembleia Legislativa concede para uma autoridade, que presta relevantes serviços para a sociedade amazonense.

“A Dra. Joyce faz a diferença. É uma delegada de carreira, que tem se dedicado há bastante tempo à causa da infância e juventude, especificamente, na Depca. A Polícia Civil está de parabéns por ter uma delegada atuante e o deputado está de super parabéns por reconhecer um trabalho desse e essa homenagem traz um vigor”, explicou a magistrada.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol/AM), delegado Jeff David Mac Donald, destacou que essas homenagens valorizam os policiais que se destacam muito fora da curva.

“Não é a primeira vez que eu venho em uma homenagem onde o senhor é propositor homenageando um delegado de polícia. O seu olhar para nossa carreira é um olhar diferenciado. Essa homenagem à Dra. Joyce é fruto do trabalho dela e de toda a equipe”, concluiu Jeff Mac Donald.

Durante o evento, a tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Otacicleide Oliveira, comandante de Policiamento Metropolitana (CPM) foi agraciada com uma placa pelo trabalho realizado no Estado e pelo mês das mulheres.

A solenidade também contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), delegadas da PCAM Juliana Tuma, Déborah Barreiros, Joyce Pacheco, delegado Paulo Benelli, subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Graça Prola, representando a Prefeitura de Manaus, diretor Brigido Neto, do colégio Brígido Nogueira e estudantes da unidade de ensino.

História

Joyce Coelho é delegada de Polícia Civil, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. Foi analista no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) onde atuava na promotoria de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Também atua como participante da Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes.

É integrada às ações do movimento social no Estado e no fluxo de atenção às vítimas de exploração sexual. Tem um trabalho voltado para o combate à exploração sexual, tráfico de crianças e adolescentes, especialmente no combate a casas noturnas, onde adolescentes são exploradas sexualmente. Hoje é uma das principais delegadas que atuam no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas do trabalho infantil.

Devido seus anos de trabalho na Polícia Civil, Coelho foi reconhecida e premiada no ano de 2020 pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e ao Adolescente. Em nível regional, em 2022, Joyce recebeu o prêmio de Mulher Cidadã na Câmara Municipal de Manaus. Na PC-AM teve passagens na 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, 9º e 11º Distritos Integrado de Polícia (DIP) e Depca.

*Com informações da assessoria

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

</