8 de abril de 2024

Dia do Jornalista é comemorado na Aleam

Estiveram presentes à Sessão, membros da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), sindicalistas, jornalistas, radialistas, fotojornalistas, estudantes de jornalismo e autoridades municipais e estaduais

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado em 1830. Por conta da data, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, nesta segunda-feira (8), presidida pelo deputado João Luiz (Republicanos) e proposta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade (União Brasil), deputado Adjuto Afonso (União Brasil) e deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), para homenagear os trabalhadores da informação.

Estiveram presentes à Sessão, membros da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), sindicalistas, jornalistas, radialistas, fotojornalistas, estudantes de jornalismo e autoridades municipais e estaduais.

Além de celebrar a profissão e relembrar os sacrifícios enfrentados por aqueles que se dedicam a informar e esclarecer a sociedade, a data também convida a refletir sobre o papel que os jornalistas desempenham na preservação da democracia e na promoção da liberdade de expressão.

De acordo com o deputado Adjuto Afonso, o trabalho político está ligado ao jornalismo, por meio de sua assessoria de imprensa que, para ele, é fundamental.

“Esse profissional é muito importante para todos nós. Todos os dias, desde cedo precisamos nos atualizar dos acontecimentos e esse trabalho é exercido pelos jornalistas”, afirmou.

O presidente do SJPAM, jornalista Wilson Reis, vê como desafiador o cenário atual da profissão. De acordo com ele, em 2024, com a polarização da sociedade, houve um aumento da responsabilidade de quem faz jornalismo.

“Não do jornalismo opinativo, mas do noticiário, que é aquele que se aprende nas redações dos grandes veículos ou se aprende nas faculdades. Para combater a desinformação e fake news, é preciso pressupor, além do domínio das técnicas, trabalhar a questão ética, que diferencia quem tem qualidade profissional”, avalia.

Jornalismo institucional

Para a diretora de Comunicação da Aleam, jornalista e radialista Mônica Santaella, a comunicação da Casa Legislativa tem um papel fundamental no cumprimento do princípio constitucional da publicidade e da transparência.

“É por meio do nosso trabalho que levamos à população a informação sobre a atuação dos parlamentares e, institucionalmente, pela Casa Legislativa. Isso é feito diariamente por profissionais comprometidos e competentes nos nossos veículos – TV, portal e rádio – e também no material distribuído à imprensa, por isso nosso trabalho é essencial”, defendeu.

Homenagens

Na ocasião. foram entregues placas de Honra ao Mérito às instituições e pessoas que se destacam na profissão e pelos serviços prestados em prol do Estado.

Os homenageados foram o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, representado pelo presidente Wilson Reis; Cínthia da Silva Pinheiro, Daniela Assayag, Daniela Branches, Edilene Mafra, Ed Blair, Elisângela Araújo de Almeida, Elisângela Gomes Medeiros, Gliciane Girão dos Santos, Hiel Levy, Ingrid Yara Passos Formoso, Júlio Ventillari, Nívea Rodrigues, Thaíse Freitas Rocha e Valmir Santana de Moraes Ferreira.

“Agradeço aos deputados Adjuto Afonso, Mayara e Roberto Cidade a homenagem, não só por reconhecerem a importância de nosso ofício para a sociedade, mas por se colocarem à disposição de reforçar junto aos deputados federais da bancada amazonense, nossa defesa pela aprovação da PEC do Diploma que tramita na Câmara Federal”, enfatizou Ed Blair ao comentar a homenagem.

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos