14 de agosto de 2023

Jornalista Christian Zurita substitui candidato à Presidência assassinado no Equador

O nome deve ser oficializado no lugar de Fernando Villavicencio pelo partido Construye para o pleito de domingo (20)

O partido Construye anunciou que o jornalista Christian Zurita será o substituto de Fernando Villavicencio, assassinado no Equador, na última quinta-feira (10), para as eleições presidenciais do próximo domingo (20). Ele foi um dos fundadores do portal de notícias Periodismo de Investigación, que o descreve como “inimigo das tiranias e esquerdista redimido”.

O primeiro nome cogitado para a vaga aberta com o assassinato foi a da companheira de chapa de Villavicencio, Andrea González Nader, ambientalista, mas seu nome foi barrado por detalhes burocráticos. Uma vez inscrita, uma candidatura – como a de vice, no caso – não pode migrar para a cabeça da chapa. 

Amigos jornalistas, Villavicencio e Zurita publicaram denúncias de corrupção contra o ex-presidente do Equador Rafael Correa que culminaram, em 2020, em uma condenação a oito anos de prisão. O ex-presidente equatoriano vive atualmente fora do país e afirma ser vítima de perseguição judicial. Correa alega ser alvo de mais de meia centena de ações judiciais em uma ofensiva de Lawfare, que configura o uso do sistema judiciário contra inimigos políticos.

O assassinato

Villavicencio foi assassinado com três tiros na última quinta-feira (10) ao deixar um comício. Seis suspeitos colombianos seguem presos enquanto as investigações se desenrolam. Há suspeitas de ligação com o crime organizado. 

A violência aumentou muito no Equador nos últimos anos, especialmente desde que governos liberais assumiram o comando do país, a partir de 2017. 

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.