O pequeno gênio, Luan Gama, de 10 anos, foi homenageado, na terça-feira (1), em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Casa Legislativa, a sessão foi um reconhecimento às altas habilidades do estudante da rede pública do Amazonas que tem se destacado no quadro “Pequenos Gênios”, do programa “Domingão com Huck”, da TV Globo.
“Gênio, na essência da palavra, o Luan vem de escola pública, e isso nos faz acreditar que é possível que tenhamos muitos outros pequenos gênios distribuídos em dezenas de escolas públicas do nosso estado à espera de incentivo e de serem notados, descobertos. Nossa intenção, com essa sessão especial é, além de reforçar o nosso orgulho e admiração por termos um amazonense tão valoroso, chamar atenção para o que vem sendo feito no Amazonas para reconhecimento das altas habilidades”, afirmou o parlamentar.
Luan é aluno da Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar e, conforme a sua mãe, Larissa Gama, aprendeu a ler aos três anos e aos quatro anos já realizava operações matemáticas, como multiplicação, divisão, cálculos com potência e raiz quadrada.
Professora de Língua Portuguesa e Matemática, Maria Glória Mota dos Santos reforçou que além de ser um aluno dedicado, Luan é uma criança doce, amável e carinhosa.
“O meu sentimento hoje aqui é de gratidão pelo convite, pela homenagem. Nós temos uma escola muito especial, que tem profissionais muito bons, dedicados e que por isso também tiveram o olhar sensível para as habilidades do Luan. Que possamos olhar para as nossas crianças com carinho e prestar muita atenção para os nossos ‘geniozinhos’ que, com certeza, ainda serão descobertos pelo Amazonas, pelo Brasil e pelo mundo”, falou.
De acordo com Cidade, o exemplo de Luan reforça a necessidade de que pais, responsáveis e os profissionais da educação conheçam a rede de apoio aos alunos com altas habilidades e também que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) amplie os seus núcleos de identificação desses estudantes.
“Hoje nós temos a Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na Av. Umberto Calderaro, Adrianópolis, que é uma escola diferenciada, que estimula as habilidades dos alunos, tenham eles deficiência, Déficit de Aprendizagem ou altas habilidades, como é o caso do Luan. Mesmo havendo uma escola com esse conceito, sabemos que isso ainda é pouco. Por isso, gostaríamos de sugerir à Seduc que amplie, dentro da rede de ensino, as técnicas dos educadores e demais profissionais da educação para que eles possam identificar os alunos com altas habilidades. Esse é um trabalho importante e que precisa ser ampliado”, sugeriu.
Representando o governador Wilson Lima na solenidade, a coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Seduc, Therezinha Ruiz, parabenizou à família do Luan pelo incentivo, à gestora da escola, à pedagoga e à professora que tiveram a sensibilidade de identificar, reconhecer e incentivar as altas habilidades do aluno.
“O Luan é pequeno no tamanho, no entanto, é um grande gênio no talento, na simpatia. Parabenizo toda essa rede escolar que inclui também seus colegas de aula, que estão aqui para representar os alunos da Simon Bolívar. Luan, você representa toda essa classe de crianças, de alunos e é a realização do sonho de toda mãe, de toda avó, que é ver nossos filhos e netos brilhando. Desejo a você muito sucesso, muito mais brilho, muito mais conhecimento e que você continue a servir de exemplo para outras crianças”, parabenizou Therezinha.
O homenageado agradeceu pelo reconhecimento, pelo incentivo dos familiares, professores e colegas de escola.
“Só tenho a agradecer por essa homenagem. A minha dedicação e o meu esforço me mostram que estou no caminho certo. Agradeço à minha escola, meus professores, à minha família e, principalmente, à minha mãe por me apoiar. A mensagem que quero deixar hoje é que se você estudar, independente dos desafios, você vai realizar os seus sonhos”, disse.
Essa é a primeira vez que um estudante amazonense participa desse quadro televisivo.
*Com informações da assessoria