20 de junho de 2023

Reajuste salarial de 8% para professores do AM é aprovado na Aleam

A proposta foi enviada à Aleam pelo governador Wilson Lima no inicio de junho

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizaram, na manhã desta terça-feira (20), aprovaram o reajuste de 8% relativo à data-base de 2022 aos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). A Sessão foi presidida pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil).

O projeto foi votado e aprovado com a redação original, com os votos contrários dos deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Mayra Dias (Avante), que alegaram apoio aos pleitos dos trabalhadores, que pediam o percentual de 15,19%.

“Não sou contra o reajuste salarial, mas sim da forma como o Governo fez, sem ouvir a categoria”, alegou Barreto.

A deputada Mayra Dias disse “que a valorização dos servidores passa pelo pagamento de um salário justo”, e que, votaria contra o reajuste por estar abaixo do negociado.

O deputado Comandante Dan (PSC) lembrou que a mesa de negociação entre professores e Governo aconteceu e dentre os pleitos apresentados pela categoria, cinco foram atendidos.

“Entendendo que este encaminhamento é o que prevê tanto o atendimento à grande maioria dos temas na pauta e também uma prospecção de oito por cento e, lá no futuro, de acordo com o que foi tratado à mesa o percentual poderá ser atendido de acordo com a capacidade do estado, eu fiz a minha votação aqui, de forma coerente, entendendo que desta maneira nós avançamos”, disse da tribuna.

Os trabalhadores iniciaram a greve no dia 17 de maio e encerraram o movimento no dia 31, porém ficaram em “Estado de Greve”, o que significa que poderiam voltar à paralisação em qualquer momento. Eles pediam o reajuste de 25%, mas o governo acabou ofertando apenas 8%.

*Com informações da assessoria

Av. Nepal, Nº 30
Qd. 105 A - Nova Cidade
Manaus - AM

Siga-nos

ANJD © 2023 .Todos os direitos reservados.