Durante a sessão plenária desta terça-feira (8), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) fez um balanço da visita do presidente Lula (PT) ao Amazonas na semana passada e comentou as novas medidas do Governo Federal em apoio ao desenvolvimento dos estados da Amazônia.
O presidente Lula esteve na última sexta-feira (4) no município de Parintins para entrega da linha de transmissão que conecta o município ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica, garantindo maior confiança no fornecimento do serviço. A medida também beneficia os municípios de Itacoatiara, também no Amazonas, e Juruti, no estado do Pará.
“A oferta de energia vai permitir que empreendimentos maiores, como indústrias, sejam instalados em Parintins e Itacoatiara. Outra vantagem é a descarbonização da energia, que vai deixar de ser gerada com óleo diesel”, comentou Campos. Durante a visita, o presidente Lula também relançou o programa Luz para Todos.
O deputado também destacou a iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que assinaram nesta segunda-feira (7), em Belém, a carta de intenções do programa Pró-Amazônia, que destinará US$ 900 milhões — o equivalente a R$ 4,5 bilhões — em crédito para microempreendedores individuais (MEI), pequenas e médias empresas da Amazônia Legal brasileira. A ideia da iniciativa é fomentar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Outra ação do Governo Federal voltada à região é a Cúpula da Amazônia, que iniciou nesta terça-feira (8), e reúne representantes, chefes de estado e autoridades do Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru, Venezuela, Equador e Suriname. Além de debater temas de interesses da região, um dos objetivos da Cúpula da Amazônia, que terminará na quarta-feira (9), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização internacional sediada em Brasília.